quinta-feira, 17 de maio de 2012

2º Fórum de Gestão Educacional

Senac Rio promove, dia 31 de maio, 2º Fórum de Gestão Educacional
Publicado em 15 de maio de 2012

O Senac Rio realiza, no dia 31 de maio, no auditório da Fecomércio-RJ (Flamengo), o 2º Fórum de Gestão Educacional. Com o tema ‘Avaliação, um compromisso com a aprendizagem’, o encontro pretende levantar um debate sobre a utilização da avaliação no sistema educacional. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelos telefones 2536-3941 e 2536-3942 ou pelo e-mail botafogo@rj.senac.br

Para participar do evento, o Senac Rio convidou três importantes educadores da área. Celso Vasconcellos, doutor em educação pela Universidade de São Paulo, abre o evento. Luiz Carlos de Menezes, livre-docente da USP, comenta a avaliação por competências. Jussara Hoffmann, mestre em avaliação educacional, encerra a tarde com palestra e participa de debate sobre o tema.

Palestrantes convidados:

Celso Vasconcelos
Autor de diversos livros na área de educação, Celso é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP. É pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista e professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica.

Luiz Carlos de Menezes
Livre-Docente em Educação e Física pela USP, Doutor pela Universitat Regensburg e Mestre pela Carnegie Mellon University , Luiz Carlos é professor do Instituto de Física e orientador do programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências, da USP. É Articulista da Revista Nova Escola e membro do Conselho Técnico Científico da CAPES para Educação Básica e da equipe da UNESCO do Projeto de Currículos Integrados no Ensino Médio. Além disto, preside a Comissão de Acompanhamento do Programa Nuclear Brasileiro da Sociedade brasileira de Física.

Jussara Hoffman
Autora de diversos livros e artigos sobre educação, Jussara é Mestre em Avaliação Educacional. Graduada em Letras, é também conferencista, consultora educacional, pesquisadora e fundadora e diretora da Editora Mediação, especializada em livros para professores.

Programação:

8h – Recepção e Credenciamento
8h30 – Boas-vindas Senac Rio
9h – Palestra “Avaliação, um compromisso com a aprendizagem” – Celso Vasconcellos
11h – Palestra “Avaliando por competência, no sistema educacional” – Luiz Carlos de Menezes
14h – Palestra “Avaliar: respeitar primeiro, educar depois” - Jussara Hoffmann
15h30 – “Conversando sobre avaliação” - com Wilma Freitas (gerente de Educação do Senac Rio) e convidados
17h – Encerramento com entrega de certificado ao participante

Serviço:

2º Fórum de Gestão Educacional - Inscrições gratuitas. Vagas Limitadas.
Data: 31/05/2012
Local: Auditório da Fecomércio-RJ (Rua Marquês de Abrantes, 99 – Flamengo)
Inscrições: 2536-3941 e 2536-3942 ou pelo e-mail botafogo@rj.senac.br (nome, telefone/celular e instituição)

terça-feira, 8 de maio de 2012

Seminário “O DIA DA EDUCAÇÃO EM MOVIMENTO”

9 de Maio de 2012, Teatro Municipal Raul Cortez, Duque de Caxias



Programação



8h00
Credenciamento / Welcome Coffee

8h30
Bia Bedran
Abertura “Fundamentos da Arte Narrativa”

Mestre em Ciência da Arte pela UFF (Universidade Federal Fluminense), professora da UERJ, graduada em Musicoterapia e Educação Artística, cantora, compositora, contadora de histórias e escritora.Integrante do Quintal Teatro Infantil de 1973 até início dos anos 80 e do Grupo Musical “Bloco daPalhoça”, onde mesclava composições suas com uma profunda pesquisa de ritmos e gêneros musicais do Folclore Brasileiro.Apresentou os programas “Canta-Conto” e “Lá vem História”, TVBrasil/RJ e TV Cultura de S.P., nas décadas de 80 e 90.Com mais de 35 anos de carreira dedicados ao público infantil, Bia Bedran escreveu 10 livros e gravou 8 cds com histórias populares e canções de sua autoria. Também lançou 2 DVDs gravados ao vivo, ” Histórias de um João de Barro”, uma homenagem aos 100 anos de Braguinha em 2007, e ” Cabeça de Vento”, em 2010. Nos últimos anos, viaja pelo Brasil participando de eventos culturais e congressos, levando seus espetáculos para diversos palcos em teatros, escolas e praças públicas.

9h30
Gabriel Perissé
Palestra "Quem Ensina Sempre Aprende: O Aperfeiçoamento Humano Como Tarefa Cotidiana"
Professor e escritor. Formado em Letras pela UFRJ, mestre em Literatura Brasileira pela USP, doutor em Filosofia da Educação, também pela USP, com pós-doutorado em Filosofia e História da Educação, pela Unicamp. Ministra palestras/cursos sobre temas relacionados à arte de ler, pensar, escrever e ensinar. Professor de Comunicação Visual, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Literatura Infantil, no Centro Universitário São Camilo, na Universidade de Santo Amaro e no Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa. Colabora em várias revistas e jornais. Criador do Núcleo Pensamento e Criatividade, em convênio com a Escuela de Pensamiento y Creatividad.Publicou, entre outras obras Ler, Pensar e Escrever; O Leitor Criativo, A Arte da Palavra, O Professor do Futuro, Filosofia, Ética e Literatura e A Arte de Ensinar



11h30

Coffe Break

13h00
Credenciamento

13h30
Duo Alcantilado (cordas)
Abertura

Grupo formado pelo violonista Fábio Nin e pelo bandolinista Paulo Sá. Vencedor do prêmio Shell 2009. Toca clássicos do repertório brasileiro instrumental, centrado no choro, mas com instigantes arranjos de compositores como Egberto Gismonti e César Camargo Mariano, relidos com suingue carioca, pegada jazzística e acabamento erudito.



14h30

Frei Betto
Palestra "Educação na Pós-Modernidade"

Autor de 53 livros, editados no Brasil e no exterior, Frei Betto nasceu em Belo Horizonte (MG). Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia.
Frade dominicano e escritor, ganhou em 1982 o Jabuti, principal prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro, por seu livro de memórias Batismo de Sangue. Em 1986, foi eleito Intelectual do Ano pelos escritores filiados à União Brasileira de Escritores, que lhe deram o prêmio Juca Pato por sua obra “Fidel e a religião”.
Seu livro A noite em que Jesus nasceu (Editora Vozes) ganhou o prêmio de "Melhor Obra Infanto-Juvenil" de 1998, concedido pela Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 2005, o júri da Câmara Brasileira do Livro premiou-o mais uma vez com o Jabuti, agora na categoria Crônicas e Contos, pela obra“Típicos Tipos – perfis literários” (Editora A Girafa). Em 2011, seu romance policial Hotel Brasil está entre as dez obras finalistas do Prêmio Jabuti, no quinto lugar. Foi coordenador da ANAMPOS (Articulação Nacional de Movimentos Populares e Sindicais), participou da fundação da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da CMP (Central de Movimentos Populares).
Prestou assessoria à Pastoral Operária do ABC (São Paulo), ao Instituto Cidadania (São Paulo) e às Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Foi também consultor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).Em 2003 e 2004 atuou como Assessor Especial do Presidente da República e coordenador de Mobilização Social do Programa Fome Zero. Desde 2007 é membro do Conselho Consultivo da Comissão Justiça e Paz de São Paulo. É sócio fundador do Programa Todos pela Educação. Colabora com vários jornais, revistas, sites e blogs, no Brasil e no exterior.



16h30

Coffe Break